Correio Popular Notícia



JI-PARANÁ
Dia C de Combate ao Câncer da Pele acontece neste sábado (7)

Data da notícia: 2015-11-09 16:33:20
Foto:

(Carolina Camilo) O Dia C: Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele acontecerá neste sábado (7), das 9 às 15 horas, com o intuito de reforçar as ações contra a doença, no Ginásio de Esportes Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão) no município de Ji-Paraná.
A ação é realizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e em Rondônia é coordenada pelo médico dermatologista, Dr. Silmar Régis Camarini. ?É a maior campanha realizada por dermatologistas no mundo e acontecerá em 121 postos de atendimentos de 23 estados brasileiros. A expectativa é atender mais de 30 mil pessoas.
A SBD promove a ação sempre no último sábado de novembro, mas neste ano devido ao Congresso Mundial de Dermatologia que acontecerá este mês no Rio de Janeiro, a campanha será no dia 7?, disse o coordenador, informando que ?desde a implementação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, em 2012, já foram atendidas mais de 360 mil pessoas em todo o país e a data faz parte das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), instituído pela SDB em 1999, visando promover ações de combate à doença e levar aos brasileiros informações, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente?.
Ji-Paraná é a única cidade do Estado que recebe a ação e a expectativa é atender aproximadamente mil pessoas nesta edição. De acordo com Dr. Silmar Camarini, durante o sábado, ele e sua esposa a médica dermatologista, Dra. Alessandra Camarini vão realizar consultas para análise, diagnóstico e posterior tratamento do câncer da pele. Ele comentou ainda que todas as pessoas que participam da campanha ganham um folder educativo e assistem a uma aula para conscientização de prevenção contra o câncer da pele. Todo o atendimento e procedimentos são custeados pela SBD. ?É a décima edição em Rondônia e nestes anos já foram atendidas mais de sete mil pessoas, sendo detectados e tratados graciosamente 700 casos?, comentou o coordenador, ressaltando que ?no início a ação foi realizada na Santa Casa de Misericórdia, mas no ano passado devido ao fechamento do local conseguiram o apoio do município para que a campanha fosse realizada no Gerivaldão e foi um sucesso, pois o local é amplo e bem centralizado?.
Um dos benefícios da campanha, além da prevenção e tratamento, é a planilha de pesquisa estatística. Segundo Dr. Silmar Camarini, durante a ação são colhidos 13 dados de todos os participantes para a planilha que tem todas as incidências e prevalências de câncer da pele dos últimos 10 anos do município de Ji-Paraná.
?A nível nacional temos uma incidência de 10% da população com câncer de pele. Em 2014 encerramos com 135 mil casos detectados no país. Como em Rondônia realizamos a campanha estadual de combate a doença, conseguimos estatística ainda superior aos níveis nacionais, constatando incidência de 17% da população rondoniense com câncer da pele, ou seja, 1 em cada 7 adultos tem a doença, que é 100% dependente da radiação ultravioleta?, informou o coordenador, destacando que os resultados nesses 10 anos de ação foram sensibilizar as pessoas para que utilizem o filtro solar, sendo que no começo apenas 7% usavam e hoje são 40%, e a redução da estatística de incidência dos casos, que passou de 17% para 10%, deixando o Estado de Rondônia dentro da média nacional.

CÂNCER DA PELE
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer, sendo que os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento. Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente.
?A pessoa deve examinar regularmente sua pele e caso perceba pintas ou sinais suspeitos deverá procurar imediatamente um dermatologista. E não importa qual a cor da pele o uso do filtro solar é essencial?, afirmou Dr. Silmar Camarini, que convida todas as pessoas para participarem da ação, onde é feito o exame preventivo nos pacientes com suspeita da doença. (Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

BOX

Câmara aprova projeto que institui o Mês Dezembro Laranja

Legenda: O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT)

(Carolina Camilo) O Projeto de Lei n°3424 que institui o mês de dezembro como o mês de Combate ao Câncer da Pele no município de Ji-Paraná ? Dezembro Laranja foi aprovado recentemente pelos vereadores. O projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).
?O Dezembro Laranja tem o objetivo de estimular ações de conscientização à população, por meio de procedimentos informativos e educativos sobre a prevenção e o tratamento da doença, além da promoção de palestras, conferências, seminários, campanhas, debates, entre outras ações com a participação de órgãos do Poder Público e instituições educacionais e religiosas?, comentou Silvia Cristina.
Conforme o projeto, ?competirá à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), isolada ou em conjunto com outras secretarias municipais, adotar medidas para implantação das ações previstas para o mês de combate ao câncer da pele em Ji-Paraná como, por exemplo, palestras nas instituições educacionais, distribuição de material didático e informativo, divulgação do mês por meio de cartazes, faixas e banners, mutirão de atendimento para informação, avaliação e encaminhamento de pessoas com suspeita de câncer da pele?.
?O intuito é divulgar a importância dos exames preventivos para detectar precocemente o câncer que mais atinge o país e estimular o autocuidado com a saúde?, salientou a vereadora.


O médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr. Silmar Camarini, disse que a SBD iniciou em 2014 o movimento de combate ao câncer da pele denominado Dezembro Laranja, a fim de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele.

?Agradeço a Câmara de Vereadores por aprovar este projeto e principalmente a Silvia Cristina pelo trabalho diferenciado que vem realizando e por conseguir para Ji-Paraná e Rondônia o apoio do Hospital de Câncer de Barretos (HCB)?, comentou o médico, finalizando que ?somando os esforços e boa vontade com certeza colheremos frutos magníficos no futuro?.

Fonte:






Noticia vista 1248 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.